segunda-feira, 23 de maio de 2011

Com quem falar em momento de crise.


              Todo comunicador tem a plena consciência, que em qualquer processo de comunicação, o ato de comunicar baseia-se em como o receptor decodifica a mensagem. Nesse caso, o objetivo precípuo da comunicação é informar o ocorrido a públicos diversos, exigindo do comunicador a habilidade precisa de adaptar-se ao tipo de público (comunicação não é o que eu falo é o que o outro entende).
Em uma situação de crise o público alvo varia de acordo com o seguimento no qual a empresa estar inserida, em geral são comuns, independente do campo de atuação da empresa, o público interno, externo e ainda o público misto.
O público interno é uma denominação dada a um conjunto de indivíduos que mantém alguma espécie de vínculo institucional como empresa ou organização como, por exemplo, diretores, funcionários e familiares destes, eles estão diretamente ligados ao bem-estar da instituição.
O público externo inclui os consumidores dos produtos e serviços oferecidos pela empresa e ainda a imprensa, considerada como um público externo intermediário, visto que, encontra-se na posição de intermediadora entre a organização e a sociedade.Há ainda, o público misto que é composto por fornecedores e pela comunidade localizada ao redor da instituição.Dessa forma fica clara a necessidade de identificar o receptor e adequar a mensagem ao mesmo.
A falta de comunicação em um momento de crise pode acarreta sérios danos a imagens da empresa, a muito tempo ouso a minha vó dizer: Quem cala consente.Danos a imagem de instituição provoca a perca de credibilidade e confiança perante a opinião pública, com prejuízo dobrado para as prestadoras de serviço já que um dos pilares que sustenta a sua atuação é a relação de confiança com o público consumidor . A comunicação da crise deve ser imediata evitando assim boatos, interpretações errôneas sobre o fato ocorrido e informações soltas e desencontradas gerando histórias sem pé nem cabeça.
Cabe ao porta-voz passar em sua mensagem clara, com segurança (mostrar que a empresa tem o controle da situação, isso evitará pânico) e que deixe transparecer ao público a pretensão da empresa em restabelecer a normalidade o mais rápido possível. 

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