quarta-feira, 8 de junho de 2011

Carta comercial na comunicação empresarial

Segundo Pinto (2007) a carta comercial não é apenas um veículo de comunicação. A carta comercial é uma correspondência empresarial que visa o fechamento de negócios e por isso precisa convencer o receptor (Medeiros apud Pinto, 2007). Ainda assim, é notório que é necessário a organização elaborar um texto em que transpareça uma imagem positiva.
Há o entendimento de que a correspondência deve ter linguagem inteligível, simples sem palavras rebuscadas valendo-se pela clareza no contexto de agilidade que o mundo dos negócios exige.

“… a correspondência deve ser redigida em linguagem atual, simples e espontânea, despida de artifícios inúteis e de palavras ocas e inexpressivas. Ao mesmo tempo, a serviço de uma redação clara e simples, deve estar uma apresentação impecável, que leve em conta a funcionalidade que impera no mundo dos negócios e que possa preparar o espírito do destinatário a receber com disposição favorável a mensagem que lhe é enviada. (KASPARY apud Pinto, 1994, p. 10)

A carta comercial tem um teor de documento e por isso deve estar adequada ao contexto da negociação proposta e deve ser prática pois funciona como um cartão de visitas que se mostra com relevância e com impacto no contexto das relações de negócio. 




PALMA, Jourês R. Jornalismo Empresarial. Porto Alegre: Sulina/ARI, 1983

VIANA, Francisco. Comunicação empresarial de A a Z. São Paulo: Editora CLA, 2004


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