sexta-feira, 24 de junho de 2011

Você está preparado para uma crise? Faça o teste!


1.       O que fazer perante uma crise?
a)      Mostrar transparência, comunicar a imprensa (quando for o caso) e ao público interno o ocorrido e demonstra que a situação está sob controle.
b)      Esconder a crise o máximo de tempo possível visando contornar a mesma sem que ninguém saiba.
c)       Mentir sobre a crise e negar qualquer relação com ela.
d)      Comunicar a crise mas eximir a empresa de qualquer responsabilidade.

2.       O que fazer para prevenir a crise?
a)      Não como se prevenir, visto que a crise é algo inesperado.
b)      Criar um comitê responsável por estudar tendências, possibilidades e analisar variáveis que levaria a uma crise.
c)       Deixar um profissional com notória capacidade intuitiva, responsável por analisar o ambiente e tomar as decisões que melhor lhe parecer, baseado em seu sexto sentido.

3.       No caso de uma crise interna o que fazer?
a)      Comunicar a crise ao público em geral.
b)      Comunicar a crise ao público externo.
c)       Comunicar a crise ao público interno e ameaçar com demissão caso algum funcionário vaze a informação.
d)      Comunicar ao público interno, assumir a responsabilidade, quando for o caso, e tomar as providências cabíveis para solucionar o problema.

4.       Quais os tipos de público(s) que deve(m) ser informados nos vários tipos de crise?
a)      Não se pode comunicar uma crise.
b)      Não há um público para comunicar uma crise.
c)       Público externo apenas.
d)      Público interno e externo.

5.       Como uma crise pode prejudicar uma empresa? 
a)      Não prejudica de nenhuma forma.
b)      Prejudica apenas os rendimentos da empresa.
c)       Prejudica a imagem da organização
d)      Prejudica a relação da organização com o seu público externo e interno incluindo investidores fornecedores acarretando danos a imagem e aos rendimentos da empresa.

6.       No que concerne aos porta-vozes.
a)      Devem estar preparados e habituados a lidar com uma situação de crise.
b)      Não precisam de treinamento prático. O treinamento teórico, baseados em literaturas, palestras e cursos é suficiente.
c)       A única maneira de preparar um porta-voz para uma crise é na prática, durante a crise.

7.       No que se refere aos danos causados por uma crise.
a) Podem ser minimizados.
b) Não podem ser minimizados.
c) Não há o que fazer.

 8.    Qual o sentimento deve predominar em um momento de crise?
a) Medo.
b) Insegurança.
c) Agressividade.
d) Calma.

 9.    Em sua opinião uma crise pode gerar outra crise?
a) Sim
b) Não

 10.  Uma crise em uma empresa pode gerar uma crise em um país?
a) Sim
b) Não



RESPOSTAS:
1
A
2
B
3
D
4
D
5
D
6
A
7
A
8
D
9
A
10
A


FEEDBACK
100% - Parabéns você é um profissional antenado e está pronto para lidar como uma crise em sua empresa.
90% a 60%- Você é um profissional que possui alguns conhecimentos sobre o que fazer em um momento de crise. Mas suas atitudes são ainda intuitivas, é preciso embasar a sua opinião, também, em dados, pesquisas e estudos. Pois aliando essas características você será um profissional indispensável a qualquer organização.
Abaixo de 60%- Você precisa agregar mais conhecimento sobre o assunto. Porque uma organização seja ela de pequeno, médio ou grande porte está constantemente assumindo riscos, logo, sujeitando-se a possíveis crises, sendo assim você deve estar pronto para enfrentar uma situação como essa. 


Referência bibliográfica:
ROSA, MÁRIO- A era do escândalo- São Paulo:Geração Editorial, 2003.

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