domingo, 26 de junho de 2011

Cultura ≠ Cultura = ± Crise


Como você pode observar nem tudo é tão lógico quanto uma fórmula matemática, ainda mais quando envolvemos as convicções, valores, costumes, crenças, incertezas e emoções, que são inerentes ao ser humano. Já falamos em crise: como agir, como perceber, como combater a crise. Falamos também o quanto é importante analisar as diversas variáveis que podem gerar uma crise, dessa forma não poderia ficar de fora o próprio homem, seu comportamento, seus interesses e principalmente sua cultura.

A cultura é um fator gerador de crise quando combinada a intolerância, ao preconceito e uma “boa” dose de altivez. A crise gerada por essa combinação explosiva afeta não apenas as organizações, mas também as famílias, comunidades e até mesmo toda uma nação.

Não pretendemos pregar que a cultura é algo nocivo, muito pelo contrário apoiamos a diversidade cultural, o nosso objetivo é mostrar como a falta de tolerância pode ocasionar diversos problemas inclusive uma crise.

Como exemplifica o título, não há lógica quando se fala das atitudes humanas, são inúmeras as variáveis e fatores que fica impossível chegar a um denominador comum. Em matemática 1+1 = 2, mas não podemos dizer o mesmo quando falamos de culturas:
Cultura+Cultura= Criatividade, Diversidade, paz... Ou Cultura+Cultura= Brigas, agressividade, crise...  

Dessa forma recomendamos que você, leitor, estimule a tolerância cultural, como palavras, imagens, idéias, mas principalmente com as suas próprias atitudes. Afinal, há uma diferença muito grande, entre “saber como e saber fazer”. E “saber” também é cultura, que gera diversidade, diferença... etc etc (Cultura rende muito mais posts do que a nossa cultura pode imaginar...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário