Diante de uma crise financeira global, redução de investimentos cortes de custos se torna algo inevitável. Porém em pontos cruciais como o compromisso sócio-ambiental das empresas, sobretudo aquelas beneficiadas pela larga utilização de recursos naturais visando o aumento da produção tendo como conseqüência a elevação do consumo e do lucro, neste tipo de cenário, as empresas devem focalizar as suas atividades para o desenvolvimento sustentável.
No momento de crise financeira a empresa deve manter atualizado o diálogo com todos os públicos – interno e externo – o que caracteriza uma atitude socialmente responsável, tendo questionável a redução de investimentos em ações de comunicação, justamente quando informações confiáveis são imprescindíveis.
Uma boa comunicação integra equipes, processos, abrindo caminho para levar as organizações à sustentabilidade, reafirmando os compromissos firmados com sua responsabilidade socioambiental.
A ausência de propaganda, por exemplo, aqui compreendida apenas como esforço de comunicação das campanhas publicitárias, poderia subentender perante a sociedade que a empresa vem sucumbido diante da crise, fazendo com que empresa tenha claro em seu planejamento estratégico em quais canais continuarão a manter a comunicação com seu público, pois reduzir investimento em publicidade, é um risco à imagem e à marca da empresa, que estará também cortando um relacionamento que levou anos para ser construído.
Diante disso, a crise pede inovação em serviços e produtos ou mesmo em processos e relacionamentos, investir em pesquisas para apoiar o trabalho das equipes que inovam.
Capacitar as equipes será um diferencial para as empresas socialmente responsáveis que desejam trilhar o caminho da sustentabilidade. Sendo necessária uma comunicação clara, focalizada em diferentes públicos alinhada a um planejamento adequado e orientado para o futuro.
Fonte: Mundo do marketing. Luiz Santiago
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