quinta-feira, 2 de junho de 2011

Comunicação estratégica ganha importância na crise



Dado o momento de uma crise, muitas empresas tiveram que realizar cortes nos seus orçamentos e a área de comunicação normalmente também é atingida, se não for a primeira, uma vez que muitos gestores consideram-na supérflua. Porém, se é importante diminuir os custos, também é necessário investir numa comunicação estratégica para que se possa ouvir e falar com todos os públicos com que se tenha relação, da maneira correta, diminuindo as perdas e aproveitando o momento para se fortalecer.

Segundo a ABERJE (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial)  nesse cenário de crise, a comunicação corporativa se torna importante para que a empresa possa compreender a fundo o campo de atuação da organização, monitorando a concorrência e os públicos que interferem em seus negócios. Isso possibilita alinhar o posicionamento, as decisões e as ações que serão tomadas em meio a um futuro incerto, permitindo que se construa uma reputação com bases sólidas, para que se possa ganhar a preferência dos clientes.

A ABERJE recomenda aos profissionais que atuam na área, que assumam  um papel estratégico, implementando projetos que incluam:

Mapeamento dos públicos, com uma comunicação dirigida para cada um deles
Posicionamento da comunicação da organização;
Determinação de metas a serem alcançadas e ações para que se possa chegar aos resultados;
Análise dos cenários internos e externos;
Avaliação de resultados.

Um dos grandes desafios das organizações é melhorar a comunicação entre todos os públicos e, para tanto, é necessário identificar três mecanismos que podem empobrecer as relações interpessoais prejudicando a comunicação dentro da organização. São eles: eliminação; distorção e generalização, segundo afirmou o coach executivo e de equipes Carlos Cruz.

A eliminação ocorre quando parte da informação transmitida é emitida, enquanto a distorção acontece quando se entende a mensagem de forma equivocada e a generalização, por sua vez, acontece quando ao tomar conhecimento de fato, tenta-se generalizar seus efeitos para outro contexto.

Para superar esses desafios é preciso ter conhecimento que eles existem, assumir o controle do processo de comunicação e utilizar técnicas para checar se a informação que está circulando na empresa é verdadeira ou simples telefone sem fio.

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